fbpx

Qualidade e Eficiência na Formação de Terapeutas
Cognitivo Comportamentais, há mais de 17 anos.

beautiful-sunset-images-196063

Quem Somos?

A educação, a qualificação e a formação profissional de psicólogos dentro do paradigma cognitivo comportamental são os pilares do CPAF, que oferece cursos de Formação e Pós Graduação para psicólogos, médicos e estudantes de psicologia e medicina. O CPAF é formado por um grupo de psicólogos com 15 anos de trabalho com TCC em atendimento individual para adultos, crianças e adolescentes, em clínica particular e em clínica social, fornecendo supervisão a estudantes e psicólogos do nosso curso de Formação e Pós Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental.

  • Qualidade no ensino de TCC.
  • Curso de Formação com mais de uma década.
  • Prática integrada à teoria
  • Clínica social e particular.
  • Formação de professores e colaboradores.
  • Forma profissionais, colocando-os no mercado e dá chance de trabalho a alunos que se destacam.
  • Possibilidade de publicação de trabalhos em nossas mídias.
  • Possibilidade de parcerias clínicas e acadêmicas.
3000

Alunos

Mais de 3.000 alunos foram formados nos cursos de formação e pós em TCC.

3500

Atendimentos

Mais de 3.500 atendimentos sociais realizados.

100

Publicações

Mais de 100 artigos e livros publicados.

15

Anos de Experiência

Mais de 15 anos na educação.

Como nós começamos

Em 2001 Mônica Portella ministrou, pela primeira vez, a disciplina eletiva Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) em uma Universidade do Rio de Janeiro.

No final do semestre, os alunos solicitaram que fosse montado um curso de formação a fim de aprofundar a TCC. Mônica sentiu-se desafiada e motivada por ter seu trabalho reconhecido por aquele grupo de alunos e convidou Maurício Canton Bastos para se juntar a ela neste desafio (montar e fazer a parte técnica do curso) e Marco Aurélio Nascimento (pessoa altamente capacitada na área comercial e de logística).

Em agosto de 2001, estes profissionais montaram e começaram as duas primeiras turmas do curso de Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental em Ipanema.

No ano seguinte foi necessário um espaço maior, pois o espaço havia ficado pequeno para atender a demanda. Maurício e Mônica, desde então, reformularam o curso de Formação em TCC (parte prática, teórica e o material) inúmeras vezes, com o objetivo de aprimoramento constante.

Atrelada ao curso de Formação em Terapia Cognitivo Comportamental constituiu-se a clínica social, com objetivos de fornecer atendimento de qualidade em TCC à população de baixa renda e aprimorar a formação dos alunos.

Em 2006 nasceu o CPAF-RJ em Ipanema no Rio de Janeiro. Com o crescimento dos cursos e da clínica social realizou-se a ampliação das instalações, bem como fundou-se a clínica particular do CPAF-RJ (em 2007), onde ex-alunos que se destacaram passaram a atender clientes particulares sob supervisão e orientação de Maurício e Mônica.

Ainda no ano de 2007 percebeu-se a necessidade de formar novos professores para o CPAF-RJ, uma vez que o crescimento continuava. Incentivados por Marco Aurélio Nascimento surge o PFD (programa de formação docente) do CPAF-RJ, que tem como meta principal preparar e qualificar professores para ministrar aulas nos cursos do CPAF-RJ (Formação em TCC; TCC na Infância e Adolescência, etc).

No segundo semestre de 2007, montamos uma Pós Graduação em TCC no Rio de Janeiro, em colaboração com a AVM (A Vez do Mestre). Nesta época, cabe destacar o incentivo e a ajuda do Professor e educador Fernado Arduine, que tornou possível esse empreendimento. No segundo semestre de 2008 o CPAF-RJ, em conjunto com a AVM, monta a primeira turma do curso de Pós Graduação em Terapia Cognitivo Comportamental.

Atualmente, somos um grupo de psicólogos que vem desenvolvendo uma série de trabalhos dentro do paradigma cognitivo-comportamental, nas seguintes modalidades:

  1. Atendimento individual para adultos, crianças e adolescentes dentro da clínica particular e da clínica social, com supervisão a estudantes e psicólogos que estão realizando nosso curso de capacitação profissional de Formação e Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental;
  2. Formação e Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental;
  3. MBA em empreendedorismo na área de TCC – Colocar nome correto do curso de MBA.

Terapia Cognitivo-Comportamental

A Terapia Cognitivo-Comportamental é uma das abordagens psicoterápicas de maior eficácia na atualidade segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) e a APA (American Psychology Association).

Estudos científicos mostram que a Terapia Cognitivo-Comportamental é um dos tratamentos mais indicados para uma série de problemas, como:

  • Transtorno do Pânico;
  • Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG);
  • Transtorno do Stress Pós-Traumático;
  • Transtorno da Ansiedade Social;
  • Fobias Específicas;
  • Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC);
  • Transtornos Alimentares (Anorexia e Bulimia);
  • Obesidade;
  • Depressão;
  • Dependência Química;
  • Disfunções Sexuais (masculinas e femininas);
  • Transtorno do Déficit de Atenção (com e sem hiperatividade).

Cabe destacar que a Terapia Cognitivo-Comportamental pode ser utilizada como ferramenta de prevenção e aprimoramento pessoal, ajudando a melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A prevenção aparece na atualidade como uma tendência mundial dentro da psicologia que não se concentra mais apenas na remissão de doenças e sintomas. E sim, no aperfeiçoamento e crescimento do indivíduo.

x78500103_BARio-de-Janeiro23082018Clinica-Social-para-atendimento-.jpg.pagespeed.ic.8U-qgtrnlg
Formação e qualificação de terapeutas cognitivo-comportamentais com ênfase na prática clínica e atualização constante.

Missão

Convergência de saberes em terapia cognitivo-comportamental.

Visão

Qualidade, ética, profissionalismo, vanguarda, criatividade, responsabilidade social, estudo, pesquisa, comprometimento.

Valores