Novas-turmas

Curso exclusivo para psicólogos e médicos

O Curso possui 4 módulos de conteúdo e 2 de conclusão, permite ao aluno ingressar no início de qualquer módulo de conteúdo.

A duração total é de 360 horas, dos quais 80 horas são de Prática Clínica Supervisionada

Unidade Ipanema

Presencial  |  Barra da Ipanema

Início: 06 de março 2020

Sextas Quinzenais – 9h às 18h
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 111, sala 213

DESCONTO PROGRESSIVO CPAF

20% de desconto até dia 01/12/19
Matrícula + 19 parcelas mensais de R$ 548,00

15% de desconto até dia 01/02/20
Matrícula + 19 parcelas mensais de R$ 582,25

10% de desconto até dia 28/02/20
Matrícula + 19 parcelas mensais de R$ 616,50

Ao finalizar o curso o aluno receberá Certificado de Conclusão emitido pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e pela AVM Educacional.

Investimento

Matricula: R$ 230,00

19 parcelas mensais de R$ 685,00

Carga Horária/Duração

360 horas/aula – 19 meses

Módulos de Conteúdo

O Curso possui 4 módulos de conteúdo e 2 de conclusão, permite ao aluno ingressar no início de qualquer módulo de conteúdo.

FUNDAMENTAÇÃO DA TCC E NEUROCIÊNCIAS
• Fundamentação Teórica da TCC
• Fundamentação Teórica da TCC (modelo ABC)
• Técnicas em TCC (etapas TCC, psicoeducação, prevenção a recaída, jogos terapêuticos, alta)
• Técnicas em TCC (rotina, RDPD, sistema de recompensa, identificação de crenças)
• Terapia do Esquema para crianças e adolescentes
• Terapia do Esquema para crianças e adolescentes
• Neuropsicologia

AVALIAÇÃO E CONCEITUAÇÃO DE CASOS
• Avaliação de caso (anamnese, técnicas de avaliação, escalas, entrevista)
• Desenvolvimento Infantil (etapas do desenvolvimento, teorias da aprendizagem)
• Tipos parentais
• Modelo cognitivo da criança e do adolescente (conceituação de caso)
• Modelo cognitivo da criança e do adolescente (conceituação de caso)
• Sexualidade na adolescência (identidade de gênero, iniciação sexual)
• Adolescentes desafiadores (automutilação, impulsividade)
• Situações especais: divórcio, luto, bulling, adoção.

TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS
• Transtornos de Humor
• Transtornos de Humor
• Transtornos de Ansiedade
• Transtornos de Ansiedade
• Transtornos alimentares e Adições
• TDAH e Transtorno de Aprendizagem
• Transtornos do desenvolvimento (TEA, trans. de excreção, mutismo)
• Psicofamacologia
• Transtornos dos impulsos (TOC, disruptivos, controle de agressividade)
• Situações traumáticas (abuso sexual, negligência, maus tratos, violência)

PRÁTICAS PARENTAIS E EDUCACIONAIS
• Psicologia positiva (conceitos gerais)
• Psicologia positiva (educação emocional, mindfullness para crianças)
• Disciplina positiva (conceitos, educação positiva, coaching infantil)
• THS para crianças
• THS para adolescentes (treinamento para austistas)
• THS para famílias e educadores
• THS para educadores

ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA
• Metodologia de Pesquisa Científica
• Orientação de Monografia I
• Orientação de Monografia II

PRÁTICA CLÍNICA SUPERVISIONADA
• Didática
• Prática Clínica Supervisionada

Saiba mais sobre o curso

  • Qualificar profissionais de psicologia e medicina para a prática da Terapia
    Cognitivo-Comportamental com crianças, adolescentes e famílias.
  • Oportunizar e habilitar o estudante para o atendimento psicoterápico de
    crianças e adolescentes, baseado na abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental, com prática clínica supervisionada.
  • Formar profissionais com entendimento conceitual da Terapia Cognitivo-
    Comportamental, tornando-os apto para o atendimento de crianças e
    adolescentes em diferentes contextos e ambientes de atuação.
  • Compreender as teorias e fundamentos da Terapia Cognitivo-
    Comportamental.
  • Conhecer e avaliar as etapas do desenvolvimento infantil e juvenil.
  • Integrar o conhecimento teórico com a prática clínica supervisionada.
  • Aprender a mediar situações dinâmicas e familiares em diferentes tipos de
    contextos.
  • Explanar temas relevantes dentro da prática em escolas e comunidades que
    envolvem o atendimento de crianças e adolescentes.
  • Avaliar e entender os transtornos mentais mais comuns em crianças e
    adolescentes.
  • Estar apto a criar e praticar programas de treinamentos individuais e
    grupais, com foco preventivo e remediativo, em diversos contextos da
    demanda do público estudado.
  • Fundamentação teórica e prática da Terapia Cognitivo Comportamental.
  • Avaliação e conceituação de casos de crianças e adolescentes na TCC.
  • Transtornos mentais na infância e adolescência.
  • Terapia do Esquema para crianças e adolescentes
  • Estilos e práticas parentais.
  • Psicologia positiva: uma nova forma de intervenção
  • Educação positiva: um novo paradigma para pais e educadores
  • Treinamento de Habilidades Sociais para crianças, adolescentes, famílias e
    educadores
  • Manejo de crianças e adolescentes em casos desafiadores, especiais e atuais.
  • Abordagem  teórico-prática. 
  • Fornecimento de material didático. 
  • Estudo de casos. 
  • Vídeos 
  • Supervisão Clínica.
  • Ao finalizar o Curso, o aluno receberá o Certificado de Conclusão emitido pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e pelo Instituto A Vez do Mestre (AVM).
  • A pós-graduação em TCC do CPAF-RJ é uma parceria com a UCAM e o AVM.
  • Lembramos que os cursos de pós-graduação não filiados pelas universidades foram descartados pelo MEC.
  • Os cursos de pós-graduação oferecidos pelo CPAF | IIPSIMAIS em parceria com o AVM e a UCAM estão em conformidade com os preceitos da Resolução CNE-CES nº 1, de 8 de junho de 2007. A Universidade Candido Mendes é credenciada pelo Decreto s/nº de 24 de novembro de 1997(DOU nº228 de 25/11/1997). Reg.255-F/P-17
  • Curso destinado somente profissionais de psicologia ou medicina

Documentação

  • Cópia autenticada do diploma de curso superior
  • Cópia da carteira de identidade com CPF (ou carteira de habilitação)
  • Uma foto 3×4 recente
  • Cópia do comprovante de residência
  • Assinatura do critério de participação

Matrícula**

  • A matrícula poderá ser efetuada através de depósito no Banco Itaú:
    Ag: 0304 | Conta: 07867-8 | CNPJ: 26.999.772/0001-72.
  • Após realizar o depósito por gentileza entre em contato, para que possamos identificar o valor à sua pessoa e anexarmos em sua ficha de inscrição.

Coordenação Geral

monica-portela

Profa. Dra. Mônica Portella
CRP: 05/22229

  • Diretora científica e de cursos de extensão do PSI+, IIPSI+ e CPAF-RJ
  • Pós Doutora em Psicologia (PUC-RJ)
  • Doutora em Psicologia Social (UFRJ)
  • Mestre em Psicologia Cognitiva (UFRJ)
  • Professora/supervisora da equipe clínica, de coaching e docente em cursos de Pós-Graduação e MBA em Psicologia Positiva e Terapia Cognitivo Comportamental (PSI+/CPAF-RJ/AVM)
  • Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental Positiva e Psicologia Positiva
  • Pioneira em Psicologia Positiva no Brasil
  • Ministra palestras em várias empresas, no Brasil e no Mercosul, tendo entre seus clientes Petrobras, Banco do Brasil, Marinha do Brasil entre outras. Participa de entrevistas na mídia com frequência
  • Autora de livros/artigos sobre Psicologia Positiva, Comunicação Verbal e Não-Verbal e Controle do Stress
9c8bc781-c996-4d1e-9a9e-161c079c6aad

Prof. Dra. Paula Guimarães
CRP 05/52494

  • Psicóloga, Coach, Doutora e Mestra em Psiquiatria (UFRGS)
  • Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental
  • Coordenadora e docente do Curso de Extensão em Terapia para Crianças e
  • Adolescentes da Universidade Candido Mendes e CPAF-RJ
  • Autora de vários artigos internacionais sobre TDAH e neuropsicologia
  • Colunista da Revista Digital Superela
Marco-Aurelio-03

Psic. Marco Nascimento
CRP: 05/32639

  • Diretor administrativo do CPAF-RJ
  • Pós graduado em Psicologia Positiva (UCAM/AVM/Psimais)

Vantagens do curso pós-graduação Terapia Cognitivo-Comportamental realizado pelo CPAF-RJ

  • Curso presencial, você em contato direto com os professores
  • Material digital exclusivo e atualizado
  • Possibilidade de participar da equipe de professores, colaboradores e supervisores do CPAF- RJ (1)
  • Possibilidade de escrever artigos, capítulos de livros e participar de eventos da nossa instituição (2)
  • Participação em premiação bianual de trabalhos desenvolvidos por alunos e ex alunos
  • Estágio supervisionado presencial coordenado por equipe qualificada e em método integrativo próprio
  • Interação com alunos, ex alunos e professores por meio de Whatsapp institucional
  • Formação de networking
  • Aulas ministradas por doutores, mestres e especialistas na metodologia única e exclusiva CPAF-RJ
  • Auxílio de equipe de monitores
(1) Sujeito ao desempenho e disponibilidade   |   (2) Sujeito a avaliação

Observações

* Não haverá aula nos feriados prolongados.
** Será feita análise prévia da documentação para confirmação da matrícula.