Curso exclusivo para psicólogos e médicos
O Curso possui 4 módulos de conteúdo e 2 de conclusão, permite ao aluno ingressar no início de qualquer módulo de conteúdo.
A duração total é de 360 horas, dos quais 80 horas são de Prática Clínica Supervisionada
Unidade Ipanema
Presencial | Barra da Ipanema
Início: 06 de março 2020
Sextas Quinzenais – 9h às 18h
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 111, sala 213
DESCONTO PROGRESSIVO CPAF
20% de desconto até dia 01/12/19
Matrícula + 19 parcelas mensais de R$ 548,00
15% de desconto até dia 01/02/20
Matrícula + 19 parcelas mensais de R$ 582,25
10% de desconto até dia 28/02/20
Matrícula + 19 parcelas mensais de R$ 616,50
Ao finalizar o curso o aluno receberá Certificado de Conclusão emitido pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e pela AVM Educacional.
Investimento
Matricula: R$ 230,00
19 parcelas mensais de R$ 685,00
Carga Horária/Duração
360 horas/aula – 19 meses
Módulos de Conteúdo
O Curso possui 4 módulos de conteúdo e 2 de conclusão, permite ao aluno ingressar no início de qualquer módulo de conteúdo.
FUNDAMENTAÇÃO DA TCC E NEUROCIÊNCIAS
• Fundamentação Teórica da TCC
• Fundamentação Teórica da TCC (modelo ABC)
• Técnicas em TCC (etapas TCC, psicoeducação, prevenção a recaída, jogos terapêuticos, alta)
• Técnicas em TCC (rotina, RDPD, sistema de recompensa, identificação de crenças)
• Terapia do Esquema para crianças e adolescentes
• Terapia do Esquema para crianças e adolescentes
• Neuropsicologia
AVALIAÇÃO E CONCEITUAÇÃO DE CASOS
• Avaliação de caso (anamnese, técnicas de avaliação, escalas, entrevista)
• Desenvolvimento Infantil (etapas do desenvolvimento, teorias da aprendizagem)
• Tipos parentais
• Modelo cognitivo da criança e do adolescente (conceituação de caso)
• Modelo cognitivo da criança e do adolescente (conceituação de caso)
• Sexualidade na adolescência (identidade de gênero, iniciação sexual)
• Adolescentes desafiadores (automutilação, impulsividade)
• Situações especais: divórcio, luto, bulling, adoção.
TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS
• Transtornos de Humor
• Transtornos de Humor
• Transtornos de Ansiedade
• Transtornos de Ansiedade
• Transtornos alimentares e Adições
• TDAH e Transtorno de Aprendizagem
• Transtornos do desenvolvimento (TEA, trans. de excreção, mutismo)
• Psicofamacologia
• Transtornos dos impulsos (TOC, disruptivos, controle de agressividade)
• Situações traumáticas (abuso sexual, negligência, maus tratos, violência)
PRÁTICAS PARENTAIS E EDUCACIONAIS
• Psicologia positiva (conceitos gerais)
• Psicologia positiva (educação emocional, mindfullness para crianças)
• Disciplina positiva (conceitos, educação positiva, coaching infantil)
• THS para crianças
• THS para adolescentes (treinamento para austistas)
• THS para famílias e educadores
• THS para educadores
ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA
• Metodologia de Pesquisa Científica
• Orientação de Monografia I
• Orientação de Monografia II
PRÁTICA CLÍNICA SUPERVISIONADA
• Didática
• Prática Clínica Supervisionada
Saiba mais sobre o curso
- Qualificar profissionais de psicologia e medicina para a prática da Terapia
Cognitivo-Comportamental com crianças, adolescentes e famílias. - Oportunizar e habilitar o estudante para o atendimento psicoterápico de
crianças e adolescentes, baseado na abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental, com prática clínica supervisionada. - Formar profissionais com entendimento conceitual da Terapia Cognitivo-
Comportamental, tornando-os apto para o atendimento de crianças e
adolescentes em diferentes contextos e ambientes de atuação.
- Compreender as teorias e fundamentos da Terapia Cognitivo-
Comportamental. - Conhecer e avaliar as etapas do desenvolvimento infantil e juvenil.
- Integrar o conhecimento teórico com a prática clínica supervisionada.
- Aprender a mediar situações dinâmicas e familiares em diferentes tipos de
contextos. - Explanar temas relevantes dentro da prática em escolas e comunidades que
envolvem o atendimento de crianças e adolescentes. - Avaliar e entender os transtornos mentais mais comuns em crianças e
adolescentes. - Estar apto a criar e praticar programas de treinamentos individuais e
grupais, com foco preventivo e remediativo, em diversos contextos da
demanda do público estudado.
- Fundamentação teórica e prática da Terapia Cognitivo Comportamental.
- Avaliação e conceituação de casos de crianças e adolescentes na TCC.
- Transtornos mentais na infância e adolescência.
- Terapia do Esquema para crianças e adolescentes
- Estilos e práticas parentais.
- Psicologia positiva: uma nova forma de intervenção
- Educação positiva: um novo paradigma para pais e educadores
- Treinamento de Habilidades Sociais para crianças, adolescentes, famílias e
educadores - Manejo de crianças e adolescentes em casos desafiadores, especiais e atuais.
- Abordagem teórico-prática.
- Fornecimento de material didático.
- Estudo de casos.
- Vídeos
- Supervisão Clínica.
- Ao finalizar o Curso, o aluno receberá o Certificado de Conclusão emitido pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e pelo Instituto A Vez do Mestre (AVM).
- A pós-graduação em TCC do CPAF-RJ é uma parceria com a UCAM e o AVM.
- Lembramos que os cursos de pós-graduação não filiados pelas universidades foram descartados pelo MEC.
- Os cursos de pós-graduação oferecidos pelo CPAF | IIPSIMAIS em parceria com o AVM e a UCAM estão em conformidade com os preceitos da Resolução CNE-CES nº 1, de 8 de junho de 2007. A Universidade Candido Mendes é credenciada pelo Decreto s/nº de 24 de novembro de 1997(DOU nº228 de 25/11/1997). Reg.255-F/P-17
- Curso destinado somente profissionais de psicologia ou medicina
Documentação
- Cópia autenticada do diploma de curso superior
- Cópia da carteira de identidade com CPF (ou carteira de habilitação)
- Uma foto 3×4 recente
- Cópia do comprovante de residência
- Assinatura do critério de participação
Matrícula**
- A matrícula poderá ser efetuada através de depósito no Banco Itaú:
Ag: 0304 | Conta: 07867-8 | CNPJ: 26.999.772/0001-72. - Após realizar o depósito por gentileza entre em contato, para que possamos identificar o valor à sua pessoa e anexarmos em sua ficha de inscrição.
Coordenação Geral
Profa. Dra. Mônica Portella
CRP: 05/22229
- Diretora científica e de cursos de extensão do PSI+, IIPSI+ e CPAF-RJ
- Pós Doutora em Psicologia (PUC-RJ)
- Doutora em Psicologia Social (UFRJ)
- Mestre em Psicologia Cognitiva (UFRJ)
- Professora/supervisora da equipe clínica, de coaching e docente em cursos de Pós-Graduação e MBA em Psicologia Positiva e Terapia Cognitivo Comportamental (PSI+/CPAF-RJ/AVM)
- Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental Positiva e Psicologia Positiva
- Pioneira em Psicologia Positiva no Brasil
- Ministra palestras em várias empresas, no Brasil e no Mercosul, tendo entre seus clientes Petrobras, Banco do Brasil, Marinha do Brasil entre outras. Participa de entrevistas na mídia com frequência
- Autora de livros/artigos sobre Psicologia Positiva, Comunicação Verbal e Não-Verbal e Controle do Stress
Prof. Dra. Paula Guimarães
CRP 05/52494
- Psicóloga, Coach, Doutora e Mestra em Psiquiatria (UFRGS)
- Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental
- Coordenadora e docente do Curso de Extensão em Terapia para Crianças e
- Adolescentes da Universidade Candido Mendes e CPAF-RJ
- Autora de vários artigos internacionais sobre TDAH e neuropsicologia
- Colunista da Revista Digital Superela
Psic. Marco Nascimento
CRP: 05/32639
- Diretor administrativo do CPAF-RJ
- Pós graduado em Psicologia Positiva (UCAM/AVM/Psimais)
Vantagens do curso pós-graduação Terapia Cognitivo-Comportamental realizado pelo CPAF-RJ
- Curso presencial, você em contato direto com os professores
- Material digital exclusivo e atualizado
- Possibilidade de participar da equipe de professores, colaboradores e supervisores do CPAF- RJ (1)
- Possibilidade de escrever artigos, capítulos de livros e participar de eventos da nossa instituição (2)
- Participação em premiação bianual de trabalhos desenvolvidos por alunos e ex alunos
- Estágio supervisionado presencial coordenado por equipe qualificada e em método integrativo próprio
- Interação com alunos, ex alunos e professores por meio de Whatsapp institucional
- Formação de networking
- Aulas ministradas por doutores, mestres e especialistas na metodologia única e exclusiva CPAF-RJ
- Auxílio de equipe de monitores
(1) Sujeito ao desempenho e disponibilidade | (2) Sujeito a avaliação
Observações
* Não haverá aula nos feriados prolongados.
** Será feita análise prévia da documentação para confirmação da matrícula.